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As crianças já podem se alegrar. Vai ter presente

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10/10/2018

A julgar pela quantidade de opções nas prateleiras e pelo estoque reforçado das lojas, o Dia das Crianças deve movimentar o comércio de São Paulo nos próximos dias. Seja pela internet ou em lojas de rua, a expectativa é de crescimento nas vendas.

O faturamento previsto das vendas nacionais na data deve atingir cerca de R$ 7,4 bilhões, com alta de 1,5% nas vendas em comparação com o ano anterior, de acordo com projeção da Confederação Nacional do Comércio (CNC).

Para a Associação Comercial de São Paulo (ACSP), o Dia das Crianças deve gerar um aumento médio de 3% no movimento de vendas das lojas da capital paulista, no confronto com o mesmo período de 2017.

“Como antecede o Natal, o Dia das Crianças equivale a um último grande termômetro antes do período natalino, principal data do ano para o comércio", diz Alencar Burti, presidente da ACSP.

De acordo com Burti, Ainda que não tenha grande peso para o setor como um todo e seja voltado para os ramos de brinquedos, vestuário infantil e eletrônicos (tablet, videogame, smartphone), se o Dia das Crianças vender bastante brinquedo é porque o comércio está mais aquecido, o que vai se refletir no Natal.”

Levantamento da Boa Vista SCPC aponta crescimento de 2,5% ante 2017 nas lojas físicas -resultado positivo pelo segundo ano consecutivo.

O e-commerce deve faturar R$1,9 bilhão com a data, uma alta de 9% ante o mesmo período de 2017, quando as vendas foram de R$1,73 bilhão, de acordo com um levantamento da Nielsen em parceria com a Ebit.

PRESENTES

Outro levantamento, conduzido pelo Google, mostra que 43 milhões de brasileiros costumam presentear no Dia das Crianças. Entre os que pretendem comprar algo esse ano, 43% optaram por brinquedos pelo valor médio de até R$100.

De acordo com a Boa Vista SCPC, 70% dos consumidores irão comprar presentes para comemorar o Dia das Crianças –uma alta de 5% em relação a 2017.

Além disso, 42% dos consumidores pretendem gastar um valor superior ao ano anterior. O valor médio pretendido para a compra em 2018 teve uma queda de 4%, em comparação a 2017, passando de R$ 197 para R$ 190.


MINIBONECAS ESTÃO ENTRE OS ITENS PREFERIDOS DAS CRIANÇAS
Já no varejo eletrônico, o número de pedidos deverá crescer de 4,1 milhões para 4,4 milhões –alta de 8%, enquanto o tíquete médio deve registrar passar de R$ 428 para R$ 432.

Considerada a febre do momento, as minibonecas LOL com apenas dez centímetros de altura custam a partir de R$ 99 e têm modelos que podem chegar a R$ 5,5 mil. Desde o último Natal, a boneca viralizou entre as crianças, que querem colecionar as miniaturas.

Nas 267 lojas da Ri Happy, a expectativa é de que a boneca fique entre os itens mais vendidos ao lado dos blocos de contrução, como Lego, e do TrickUp, um brinquedo que consiste em jogar uma bolinha contra qualquer tipo de superfície e tentar em seguida colocá-la dentro do um copo.

A brincadeira estimula habilidades como agilidade e coordenação motora. A expectativa da rede é vender 500 mil unidades do TrickUp até o próximo domingo (14/10).

De acordo com Carlos Fernandes, diretor de operações do grupo Ri Happy, normalmente o varejo especializado em brinquedos captam 50% do faturamento anual em 30 dias – em datas como Natal e Dia das Crianças.

“Com a eleição, esse ano o desafio é maior. As vendas do fim de semana do feriado (de 12 a 14/10) devem representar 9 ou 10% do nosso faturamento anual”, diz.


CONVITE DA RI HAPPY PARA INTERAÇÕES AOS SÁBADOS
O mesmo deve ocorrer no comércio especializado da região da 25 de Março, no Centro de São Paulo.

Na semana em que se comemora o Dia das Crianças, a movimentação de clientes já é no mínimo 5% maior que a do ano anterior, de acordo com Giselda Arandi, 42 anos, funcionário da Mili Brinquedos, próxima a Galeria Pagé.

Por ali, os blocos de montar e os slimes são os itens mais procurados, justamente, por se tratar de produtos muito populares entre as crianças e com preços mais acessíveis, de R$ 7 a R$ 30. Em outras lojas da região, é possível encontrar similares da boneca LOL, a partir de R$ 70.

Keine Monteiro, chefe de Inteligência e Operações da Ebit/Nielsen informa que o Dia das Crianças é a quinta data mais importante do calendário anual do varejo eletrônico.

"O faturamento representa cerca de 3,5% do total anual. Para alguns segmentos, como o de brinquedos e games, é a principal data do ano", diz.

ESTRATÉGIAS

As vendas nos shopping centers também devem crescer em todo o País, de acordo com a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce).

Neste ano, o crescimento deve ser de 5% em relação ao mesmo período do ano passado. A expectativa é que a alta nas vendas seja puxada pela categoria de brinquedos.

Para atrair os consumidores nesta data, os empreendimentos têm ampliado os investimentos em atrações infantis, como teatros e musicais.

No Shopping Pátio Higienópolis, por exemplo, os finais de semana de outubro terão oficina ambiental - com a criação de horta em caixa de ovo, oficina de culinária, de slime e de robótica.


LOJAS AMERICANAS OFERECE FRETE GRÁTIS E DÁ CUPOM DE DESCONTO PARA O NATAL
Quem comprar brinquedo online pelas Lojas Americanas até dia 12 de outubro ganha frete grátis e ainda um cupom de desconto de R$ 50 para as compras de natal.

Com a intenção de ser lembrado como uma marca de entretenimento, a Ri Happy realiza eventos às 15h de todo sábado, em todas as unidades da rede. São oficinas, encontros com personagens, brincadeiras – tudo para atrair a criançada para dentro das lojas.

Outra ação que terá inicio neste mês é o “Domingo fun box”. De acordo com Fernandes, a cada domingo, os funcionários escolherão um brinquedo para ser aberto na loja. A criança pode passar o dia brincando mesmo que não compre nada.

Para a varejista, a data é também uma oportunidade para vender serviços como o Happy Fácil ou PBCuida. No primeiro, a loja oferece serviços emergenciais para bicicletas, como troca de corrente, troca de pneus e montagem de bicicleta.

O segundo disponibiliza o Professor Web –um seguro comprado pelo site em que é possível ter acesso a aulas particulares de qualquer disciplina do ensino básico alo médio.

“O varejo precisa aprender a se posicionar como empresa de serviços. Acreditamos que ainda teremos muito espaço para trabalhar essa questão de serviços para a família”, diz Fernandes.

NO INTERIOR

A mesma expectativa de alta é constatada em algumas cidades do interior de São Paulo. Em Jundiaí, a 70 quilômetros da capital, as vendas devem crescer entre 5% e 10% em relação ao mesmo período do ano passado.

Em Suzano, a 50 quilômetros da capital, as projeções indicam que haverá crescimento de até 20% nas vendas em relação ao ano passado, de acordo com a Associação Comercial de Suzano (ACE).

Em Piracicaba, 190 quilômetros distante de São Paulo, 60,8% dos entrevistados pela Associação Comercial de Piracicaba (Acipi) comprarão presentes neste Dia das Crianças. Desse total, 39,1% deverão gastar até R$ 100 e 37%, até R$ 50.

“A instabilidade econômica tem influenciado diretamente nas vendas, contudo, os números mostram que celebrar datas comemorativas é importante para as famílias”, diz Maurício Benato, vice-presidente da Acipi.

A cada dez lojistas de Taubaté, três esperam redução nas vendas, no comparativo com a mesma data em 2017, de acordo com a Associação Comercial e Industrial de Taubaté (ACIT). O pessimismo entre os comerciantes é 30% maior do que o registrado na pesquisa do ano passado.

FONTE: Diário do Comércio - Mariana Missiaggia

Fotos: Mariana Missiaggia/DC e Divulgação

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