Consulta (Acesso Restrito)

Código:   Senha:

 

GUIA DE DESCONTO

Banner

 

PUBLICIDADES


Impostômetro

IMPOSTÔMETRO NO SITE DA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE ITANHAÉM.

     O impostômetro é medidor estatístico para medir os impostos que um país paga em qualquer instante de tempo. Como alguns impostos são contabilizados uma vez por mês (ou por ano), o impostômetro normalmente se utiliza de uma regressão estatística para deduzir a arrecadação tributária em qualquer instante de tempo. O primeiro impostômetro do mundo está localizado nos Estados Unidos, o National Debt Clock.

     Em uma véspera de feriado de Tiradentes, um dos atores brasileiros mais aclamados subiu num palco montado na altura do nº 51 da Rua Boa Vista, centro histórico da capital paulista. Paulo Goulart representou um Tiradentes inconformado com a carga tributária do “Quinto dos Infernos” – o quinto (20%) que os brasileiros pagavam em tributos para Portugal pela exploração das riquezas naturais do Brasil colonial. Hoje, estima-se que a carga tributária seja o dobro: quase 40% do PIB brasileiro.

    Criado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário, o mecanismo computa os tributos federais, estaduais e municipais e é atualizado em tempo real. Diversos órgãos do governo, como a Receita Federal, enviam os dados para o sistema do Impostômetro. Todas as fontes são oficiais, ou seja, nada de especulação. Entram na soma: impostos, taxas e contribuições, multas, juros e correção monetária.

     Os dados usados são sempre um valor projetado, baseado nos impostos cobrados. O valor que é de fato arrecadado geralmente traz uma margem de diferença de 2 a 3,5%, para mais ou para menos. Quando os dados reais são divulgados, o total é corrigido. Todos os valores projetados são enviados e somados antes do Réveillon. Á meia noite do dia 1º de janeiro, o painel é zerado e recomeça a contagem: a cada fração de segundo, é adicionada uma quantia do volume total que foi previsto.

    A Associação Comercial de Itanhaém colocou na sua página principal do site o impostômetro da arrecadação de Itanhaém. O objetivo principal é dar transparência na arrecadação do município, e serve como um alerta de como está alta a carga tributária.

    O retorno dos investimentos para a população é pouco perceptível. Problemas na saúde pública, educação, segurança e infraestrutura continuam a fazer parte das reivindicações da população. Um levantamento mostra que o Brasil está entre os 30 países com as maiores cargas tributárias do mundo, por outro lado é o pior país quando o assunto é retorno à população.

   Para a população, o que resta a fazer, como cidadãos, é manter a cobrança para cima de quem ‘comanda’ este Brasil nas diferentes esferas, ou seja, municipal, estadual e federal. E cobrar para que esses tributos sejam aplicados realmente em benefícios para a sociedade na saúde, educação, incentivo à economia, geração de emprego, cultura e lazer.

 



<< Voltar

Comércio Qualificado

Comércio Qualificado

 

 

ANÚNCIOS


Telefone: (13) 3426-2000
Av. Presidente Vargas, 757 - Centro | Itanhaém / SP

Imagem