Consulta (Acesso Restrito)

Código:   Senha:

 

GUIA DE DESCONTO

Banner

 

PUBLICIDADES


qUEM NÃO SE COMUNICA SE TRUMBICA

Um dos maiores comunicadores da história do Brasil, em uma conferência para profissionais e estudantes de Comunicação Social, iniciou a sua fala dizendo: “Sempre que me chamam para falar sobre comunicação não sei bem o que dizer. Não sei, porque não estudei comunicação, não saberia conceituar comunicação. O que sei é que comunico. A minha vida é comunicar, e a comunicação é a minha vida”, Silvio Santos.

O filósofo Aristóteles definiu o ser humano como um “Zoon Politikón”, o que poderíamos traduzir como “animal social”, ou seja, com base nesse entendimento o ser humano nasce para a relação, nasce para o contato, para o convívio. Portanto, não existe experiência verdadeiramente humana sem que haja comunicação. Conhecemos alguns casos nos quais o ser humano foi privado do contato interacional e as suas consequências foram trágicas. Por exemplo, um caso real e que foi adaptado para o cinema no filme “O Enigma de Kaspar Hauser”; outro, fictício o desenho animado “Mogli – O menino Lobo”. Tanto na ficção quanto na realidade, o ser humano sem comunicação se animaliza.

Desde um simples "bom dia"  pela manhã, até uma tese de doutorado, passando pelo programa de TV que assistimos, a notícia sobre o trânsito no rádio, aquela conferida no WhatsApp ou o pedido de informação que fazemos, em tudo está presente a comunicação. Afinal de contas, para definir comunicação, diria, a grosso modo, que é: um conjunto de símbolos que possuem um significado cujo entendimento é partilhado por um determinado grupo. Esses símbolos podem ser verbais, gestuais, escritos, desenhados, musicais, etc.

Para que qualquer tipo de comunicação aconteça são necessários três elementos: o comunicador (mensageiro); a mensagem; e o receptor (interlocutor). Simplificando, alguém que comunique; algo a ser comunicado e alguém que receba aquilo que foi transmitido. Quando qualquer um desses elementos não funciona temos um problema. É possível, por exemplo, que estejam reunidos numa sala dois amigos, um bastante disposto a conversar e o outro muito mais preocupado em conferir as notificações do celular. Enquanto o primeiro fala, o segundo ignora. Embora tenhamos um comunicador, uma mensagem e um receptor, há uma clara falha em quem recebe a mensagem. E se um dos elementos não funciona, a comunicação vai por água abaixo.O fato é que, em grande parte dos casos, a nossa comunicação é ruim. Pense na quantidade de vezes que alguém entendeu errado algo que você disse. Ou nas situações em você tenha interpretado mal algo dito por outra pessoa...

Foi nessa linha que a coaching Drª Rosimar Almeida fez a sua palestra que teve duração de duas horas e não percebemos o tempo passar. Como sempre, a Dra Rosimar encantou. Habilidade, dinãmica, conteúdo; uma palestra que com certeza vai ficar na memória de todos que participaram. Infelizmente não teremos a Dra Rosimar disponível como gostaríamos, seus objetivos profissionais estão cada vez mais atuantes e com uma velocidade incrivel, vai faltar tempo para tanto compromisso.

Deixamos aqui registrado o carinho por essa profissional que um dia cruzou o nosso caminho e merece toda a luz do universo. Obrigado Rosimar pelas palavras, sempre atenciosa, pronta e determinada. Tenho certeza de quando você tiver tempo em sua agenda, não vai esquecer a nossa associação, nós jamais esqueceremos de você e seus ensinamentos.


Galeria de foto




<< Voltar

Comércio Qualificado

Comércio Qualificado

 

 

ANÚNCIOS


Telefone: (13) 3426-2000
Av. Presidente Vargas, 757 - Centro | Itanhaém / SP

Imagem