Logotipo

Área do associado

Logo Boavista

Notícias


Itanhaém receberá Esquadrilha da Fumaça neste domingo (1)

Foto
29/06/2018

Foto: Plinio Lins

O “Esquadrão de Demonstrações Aéreas” fará apresentação em Itanhaém neste domingo (1), na Boca da Barra, às 14h30. O público poderá conferir de perto manobras espetaculares e conhecer um pouco mais sobre o trabalho da Força Aérea Brasileira (FAB).

Toda apresentação conta com sete pilotos em sete aeronaves. Cada posição de voo tem uma função específica. Um oitavo piloto fica em solo realizando a locução. As missões também podem contar com avião de apoio para o transporte de equipe e material e geralmente a demonstração tem duração de 35 minutos, além de contar com cerca de 50 acrobacias.

A Esquadrilha da Fumaça já atingiu três recordes mundiais - “Guinness World Records”. O último recorde alcançado aconteceu em 2006, quando 12 aeronaves voaram de dorso (cabeça pra baixo) por 30 segundos, percorrendo três mil metros. O momento ocorreu na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga. No ano de 1996, a Esquadrilha bateu seu primeiro recorde, quando dez aeronaves fizeram o voo invertido por 30 segundos, uma marca então inédita. No ano de seu cinquentenário, 2002, a Fumaça atingiu mais um recorde com o voo invertido de onze aviões.

Atualmente é composta por treze oficiais aviadores, um especialista em aviões, um médico, três oficiais de Comunicação Social, e uma equipe de graduados especialistas, divididos na área administrativa e de manutenção de aeronaves – conhecidos carinhosamente por “Anjos da Guarda”. Os soldados completam o time, colaborando na rotina diária.

Publicidade


Receba novidades por e-mail