Logotipo

Área do associado

Notícias


MEI deve emitir nota fiscal eletrônica em nova plataforma nacional

Foto
11/09/2023

Se você é Microempreendedor Individual (MEI), fique atento. A partir de agora é obrigatório emitir a Nota Fiscal de Serviços eletrônica (NFS-e) no padrão nacional para registrar as operações. Para isso, o MEI pode fazer a emissão do documento pelo portal gov.br/nfse ou pelo aplicativo NFS-e-Mobile.

De acordo com o governo federal, o modelo único para a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) vai ajudar a reduzir a burocracia. O Sebrae, que orienta os empreendedores no processo de adaptação, garante que isso vai reduzir custos e aumentar a eficácia para as micro e pequenas empresas.

Afinal, o que vai mudar? Antes, a emissão das NFS-e era feita nos portais das prefeituras municipais e cada cidade tem um modo de emissão de NFS, o que gerava milhares de legislações e NFS diferentes no país. Pensando em unificar, a Receita Federal, em parceira com o Sebrae, lançou o NFS-e Nacional para uniformizar o modelo do documento fiscal e disponibilizar recursos tecnológicos aos municípios, às empresas e ao próprio emissor da NFS-e. A partir de agora o MEI fica obrigado a emitir nota fiscal ao vender ou prestar serviços para outras empresas. 

E os sistemas municipais? Os microempreendedores que possuem cadastro nos portais municipais continuarão com o acesso apenas para consulta, cancelamento e emissão de notas antigas, com competência anterior a setembro de 2023. Entretanto, não será mais possível fazer a emissão de novas notas.

Será cobrado algum valor?
Não. O sistema permite que o Microempreendedor Individual emita sem custo as NFS-e em todo o território nacional. 

Confira aqui o e-book com o passo a passo para cadastro da nota fiscal. Mais informações através do telefone 0800 570 0800 ou e-mail atendimento.nfs-e@rfb.gov.br. 

Receba novidades por e-mail