Consulta (Acesso Restrito)

Código:   Senha:

 

GUIA DE DESCONTO

GUIA DE DESCONTO

 

PUBLICIDADES


O espírito de Natal através da Luz

O Natal é uma das datas mais importantes do calendário cristão, hoje é comemorado dia 25 de Dezembro, mas, nem sempre foi assim, o nascimento de Jesus, rito que se comemora no Natal, só passou a ter uma data especifica a partir do século IV. No entanto, o cerne natalino pode ter seio em épocas e culturas bem mais longínquas.
Civilizações nórdicas existia a chamada Yule, celebração realizada no dia 21 de Dezembro que marcava retorno do Sol e tinha um princípio de renovação; na Mesopotâmia existia a festa para a principal divindade daquele povo, Marduk; já entre os Romanos tinha início nesses tempos a comemorações do nascimento do Rei Sol. No livro sagrado cristão não há especificações da data quanto ao nascimento exato do Messias, contudo, devido aos processos sincréticos convencionou-se  estabelecer nessa data as profissões natalinas.


O uso das luzes do Natal tem, assim como as próprias festividades natalinas passado distante, também em culturas pagãs, no continente europeu essa época do ano é marcada pelo inverno, tempos de solstício, dias curtos e noites mais extensas, a luz tinha o significado mitificado de prece ao retorno do Sol, contudo, o uso da luz pode ser identificado com um papel mais obvio, dar claridade e calor ao ambiente, não se pode assegurar com certeza o envolvimento do paganismo aos Menorah Judaico.

Antes de Thomas Edison o Natal era iluminado a velas, fato que acometeu diversos acidentes já que unir árvore é vela era um fator de risco em potencial. Edison  descobre os princípios elétricos e concebe a lâmpada, com intuito de dar popularidade ao seu invento, enfeita com lâmpadas a fachada do seu laboratório na data natalina de 1880. Eduard Johnson conhecido de Edison junta a tradição das luzes e da árvore apenas dois anos mais tarde.

Estamos em uma época onde os valores da família, do respeito, da tolerância estão esquecidos por algumas pessoas, infelizmente são muitas. Antigamente as luzes de natal invadiam as casas com mais freqüência. Hoje são poucos os lugares que vemos o brilho natalino. Graças a Deus conhecemos uma rua no bairro Santa Terezinha, que pensa e age diferente. Há mais de cinco anos todos os moradores da rua se unem e decoram com luzes todas as casas da rua. O trabalho de iluminação e coordenado pela moradora Jandira cm a participação dos moradores: Nivaldo, Mauro,Sr José e a extrovertida Dona Maria.

Há 22 anos moradora de Itanhaém, mineira, Dona Lurdes  é responsável pela construção de um presépio em tamanho natural, na frente da casa da Dona Maria. “Todos ajudam, faço esse presépio há mais de cinco anos. Construído de materiais reciclados, doados pelos moradores. È uma festa a união de todos para realizar o presépio”.

Vale a pena conferir.

Rua “Seu Walter Martins” no Bairro Santa Terezinha (lado morro) fácil acesso.

Na noite que antecede o natal a rua será fechada para o trânsito, somente os pedestres poderão entrar e conferir o espírito de Natal.

Informações,  ligue na Acai:- 3426-2000 Ramal 26 – falar coma ANA.


Galeria de foto




<< Voltar

COMÉRCIO QUALIFICADO

COMÉRCIO QUALIFICADO

 

 

ANÚNCIOS


Telefone: (13) 3426-2000
Av. Presidente Vargas, 757 - Centro | Itanhaém / SP

Imagem